Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2007 - 08h59

Chávez diz que se sente "traído" por Uribe

Publicidade

da Efe, em Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que se sentiu "traído" por seu colega colombiano, Álvaro Uribe, que o afastou das mediações para uma troca entre reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e membros da guerrilha presos

Chávez disse ainda que as relações entre os dois países serão afetadas, uma vez que ele perdeu a confiança em Uribe.

O presidente venezuelano expôs sua posição durante um programa do canal estatal "Venezolana de Televisión".

"Eu me sinto traído em minha boa-fé. Isso vai afetar as relações bilaterais. Uribe rompeu um compromisso, porque tinha que falar comigo para esclarecer o que aconteceu. Isso é muito grave", disse Chávez.

O presidente explicou que havia um acordo verbal com Uribe. Se surgisse algum impedimento para a mediação, os dois deveriam se consultar antes de tomar decisões. Mas, na sua opinião, o governante colombiano quebrou o pacto.

Para Chávez, "ninguém acredita" que a "brutal" interrupção das negociações se deva um telefonema de um minuto para o general colombiano Montoya, a pedido da senadora Piedad Córdoba.

Chávez anunciou que pouco a pouco vai "dizer coisas". Ele considerou "tola" a justificativa utilizada por Uribe e se mostrou convencido que setores colombianos "estavam desesperados para quebrar o processo".

Também opinou que Uribe tomou a decisão "sob enormes pressões" da extrema direita, dos Estados Unidos e talvez de militares colombianos.

Chávez pediu a Uribe que desminta os "falsos boatos que seus assessores fizeram circular" para prejudicar a sua imagem. Se o presidente colombiano "retificar" sua posição, acrescentou, está disposto a retomar seu trabalho de mediador.

Sobraram críticas para o alto comissário colombiano para a paz, Luis Carlos Restrepo. "Tenho dúvidas se ele é comissário de paz ou de guerra, porque mente", disse Chávez.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página