Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2007 - 16h06

Chávez vai retirar embaixada da Colômbia, afirma senadora

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu retirar a embaixada de seu país em Bogotá, informou neste domingo a senadora colombiana Piedad Córdoba.

Segundo ela, a medida seria uma resposta à decisão do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de afastar Chávez das mediações entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

"Pedirei ao presidente Chávez que reconsidere a posição de retirar a embaixada da Venezuela e que não tome decisões que não nos ajudarão", declarou Córdoba em Caracas à rádio Caracol.

Córdoba, também afastada da mediação, não especificou se a medida significa um fechamento da missão diplomática ou de um chamado para consultas do embaixador Pavel Rondón.

No sábado, o presidente venezuelano afirmou que se sentiu "traído" por Uribe, e advertiu que isso "vai afetar as relações".

Uribe pôs fim à mediação que havia sido autorizada no dia 31 de agosto após tomar conhecimento de que Chávez conversara por telefone com o chefe do Exército colombiano, o general Mario Montoya, embora este tipo de contato não estivesse autorizado.

Chávez afirmou que foi um telefonema casual em que somente perguntou a Montoya sobre o número de seqüestrados na Colômbia em seu poder para uma troca de 45 reféns das Farc por 500 guerrilheiros presos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página