Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2007 - 18h35

Milhares de colonos israelenses se manifestam contra Annapolis

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Milhares de colonos israelenses realizaram protestos na noite desta segunda-feira em Jerusalém contra a reunião de Annapolis (Estados Unidos), com a qual se pretende retomar as negociações de paz entre israelenses e palestinos.

Os participantes da manifestação, organizada pelo conselho de colônias da Judéia Samaria (Cisjordânia), principal organização de colonos, levavam cartazes com os dizeres "Abu Bluff vai nos dar um tapa na cara", referindo-se ao presidente palestino Mahmud Abbas.

Os manifestantes, cerca de dez mil segundo os organizadores, se declaram contra qualquer concessão territorial na Cisjordânia ou em Jerusalén oriental.

"Annapolis é uma ameaça real para Israel, porque assinar um acordo com Mahmud Abbas levará inevitavelmente o Hamas a tomar o poder na Judéia Samaria", disse à agência de notícias France Presse Pinhas Wallerstein, membro-dirigente do conselho de colônias.

O movimento radical islâmico Hamas tomou o controle da faixa de Gaza em junho deste ano.

Na tribuna, instalada a poucos metros da residência do primeiro-ministro Ehud Olmert, em viagem oficial aos Estados Unidos, Shaul Golstein, um dos organizadores do protesto, declarou: "Olmert, você não tem o direito de renunciar à Terra de Israel".

O deputado da oposição de extrema-direita, Tzvi Handel, disse que Ehud Olmert era "sem dúvida o primeiro-ministro mais perigoso da história de Israel".

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página