Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2008 - 14h00

União Européia ampliará missão para observar eleições paquistanesas

Publicidade

da Efe, em Bruxelas

A UE (União Européia) decidiu nesta sexta-feira ampliar sua missão de observação eleitoral no Paquistão para garantir que as eleições do dia 18 de fevereiro ocorram de acordo com padrões democráticos internacionais.

Onze especialistas com base na capital Islamabad e 50 observadores distribuídos por todo o país farão um estudo detalhado do processo, desde a campanha política até o comportamento da administração e o "ambiente geral" das eleições, anunciou a porta-voz de Relações Exteriores da UE, Christiane Hohmann.

Nos dias que precederem as eleições, um outro grupo de diplomatas europeus se unirá a eles, sob a direção do eurodeputado alemão Michael Gahler.

A porta-voz expressou o "pleno apoio" da UE às recomendações de Gahler para garantir que todo o processo ocorra em um clima de transparência. Após o assassinato da ex-premiê e líder oposicionista Benazir Bhutto, as campanhas eleitorais ficaram comprometidas.

A União Européia espera que os candidatos e observadores tenham acesso facilitado aos detalhes do processo de apuração. O bloco quer assegurar também plena liberdade de imprensa durante o processo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página