Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2008 - 01h31

Inundações e tornados nos EUA deixam pelo menos seis mortos

Publicidade

da Folha Online

Ao menos seis pessoas morreram como resultado de tornados e inundações que castigaram vários Estados do centro dos Estados Unidos nas últimas 48 horas, informaram as autoridades nesta terça-feira.

Fontes da polícia de Indiana disseram que pelo menos três pessoas morreram e centenas foram retiradas de suas casas. Vários rios transbordaram após as intensas chuvas dos últimos dias. Dois mortos eram crianças que ficaram presas num automóvel coberto pela água.

Em Appleton (Arkansas), um tornado tirou uma casa móvel dos seus pilares de apoio, matando um homem e deixando gravemente ferida a sua mulher.

Outra série de tornados castigou na segunda-feira os estados de Wisconsin, Arkansas, Illinois, Oklahoma e Missouri. Duas pessoas morreram no Missouri, disseram as autoridades.

O Serviço Meteorológico Nacional alertou para a possibilidade de novos tornados no Missouri, Tennessee e Kentucky.

O presidente George W. Bush declarou estado de desastre em Nevada, que nos últimos três dias sofreu inundações. A decisão autoriza automaticamente a entrega de ajuda federal através de doações aos desabrigados.

Os tornados são um fenômeno raro em janeiro, resultado do aquecimento causado por uma corrente de ar quente vinda do sul. "É muito incomum para esta época do ano", afirmou Benjamin Sipprell, do Serviço Nacional de Meteorologia.

Em dezembro, tempestades de neve e fortes ventos deixaram ao menos 22 mortos, atrasaram vôos nos aeroportos e bloquearam várias estradas na região.

"A combinação de fortes nevadas, ventos e baixa sensação térmica torna perigosa ou inviável qualquer tipo de viagem em algumas áreas", indicou o Serviço Meteorológico Nacional americano, em advertência que inclui zonas de Illinois, Iowa, Missouri, Wisconsin, Michigan e Minnesota.

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página