Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2008 - 05h14

Começa a negociação dos assuntos de fundo entre Israel e palestinos

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

A ANP (Autoridade Nacional Palestina) e Israel iniciaram hoje, em Jerusalém, as negociações de fundo para tentar resolver o conflito que os separa da criação de um Estado palestino e da paz entre os dois povos.

Estagnadas há sete anos, as negociações serão presididas pela ministra de Exteriores israelense, Tzipi Livni, e pelo empresário Ahmed Qorei, ex-primeiro-ministro do líder palestino Yasser Arafat.

Segundo o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, as negociações serão centradas em seis assuntos, entre eles a fixação das fronteiras do futuro Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza e o espinhoso problema para estabelecer a soberania política em Jerusalém, onde os palestinos pretendem estabelecer sua capital.

Além disso, negociarão o futuro dos assentamentos judaicos da Cisjordânia e em terras de Jerusalém que Israel anexou após a guerra de 1967 (guerra dos seis dias); o destino de mais de quatro milhões de refugiados palestinos da guerra de 1948; acordos de segurança, e a repartição dos poucos recursos hídricos entre os dois Estados.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente Abbas, que devem se reunir a cada duas semanas, trabalharão como árbitros nos casos de dissidências que não puderem ser superados pela comissão liderada por Qorei e Livni ou pelos comitês de analistas que abordarão assuntos de economia, cooperação sanitária e telecomunicações.

Abbas e Olmert concordaram em retomar as negociações no dia 27 de novembro, na Conferência de Annapolis, realizada em Maryland, Estados Unidos, com o auspício do presidente George W.Bush, que os visitou na semana passada a fim de impulsionar o processo de paz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página