Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2008 - 09h34

Hillary Clinton tem maior apoio entre governadores dos EUA

Publicidade

da Folha Online

Entre os 50 governadores americanos, 23 já decidiram quem apoiarão na corrida à Presidência dos Estados Unidos, em um momento em que os pré-candidatos mais precisam de palanques e força nos Estados para impulsionar suas campanhas.

Do lado democrata, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton tem o apoio de nove governadores, entre eles Eliot Spitzer, de Nova York, e Ted Strickland, de Ohio --o Estado que selou a vitória de George W. Bush em 2004.

Nas eleições gerais, espera-se que os governadores apóiem o candidato indicado pelo seu partido. Por isso, agora, enquanto os pré-candidatos disputam as primárias estaduais, o respaldo dos governadores torna-se indispensável.

"Os eleitores nas primárias e nos caucus [assembléia de eleitores] procuram escolher seus candidatos. Por isso, a decisão [dos governadores] torna-se bastante útil", disse o cientista político da Universidade de Ohio Paul Beck.

O senador democrata por Illinois Barack Obama conta com cinco governadores, incluindo o de Massachusetts, Deval Patrick --o único governador negro no país.

Do lado republicano, o senador pelo Arizona John McCain tem o apoio de quatro governadores, contra três que preferem o ex-governador de Massachussetts, Mitt Romney. Já o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani têm apenas um governador favorável cada.

Alguns nomes importantes, porém, ainda não anunciaram suas preferências. Falta, por exemplo, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que já conversou com McCain, Romney, Huckabee e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani.

"Agora estamos com o poder, eles terão de vir ao nosso encontro", disse Schwarzenegger recentemente. "A Califórnia é um estado muito poderoso, e pela primeira vez em décadas fazemos parte da tomada de decisão".

Com Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página