Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2008 - 07h15

Líder do Hamas aceita proposta de Mubarak de dialogar com Fatah

Publicidade

da Efe, no Cairo

O chefe do Escritório Política do movimento palestino Hamas, Khaled Meshaal, aceitou sexta-feira à noite o convite do presidente egípcio, Hosni Mubarak, para dialogar com a facção palestina rival Fatah.

"O Hamas aceita este convite generoso (de Mubarak). Estamos dispostos a começar um dialogo incondicional com Fatah", respondeu o principal responsável do movimento islamita, em entrevista divulgada hoje pela rede de televisão por satélite catariana "Al Jazira".

Meshaal disse que sua organização "sempre apoiou o dialogo, pois é a única solução para resolver as diferenças com o Fatah".

O anúncio de Meshaal ocorre um dia depois que o presidente egípcio propôs a realização imediata de uma reunião em seu país entre as facções palestinas rivais do Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e o movimento Fatah, que governa na Cisjordânia.

Mubarak lançou sua iniciativa em entrevista ao jornal independente "Al Usbu", publicada hoje, mas que na sexta-feira foi antecipada em partes pela agência oficial de notícias egípcia "Mena".

"Estamos prontos para acolher de forma imediata uma conferência no Cairo entre Hamas e Fatah para que haja uma reconciliação entre irmãos", expressou Mubarak.

O presidente rejeitou as críticas americanas e israelenses à sua decisão de permitir a entrada de milhares de palestinos da Faixa de Gaza ao Egito através da passagem de Rafah.

"O Egito, como Estado árabe pioneiro, não pode abandonar suas responsabilidades pan-árabes e rejeita o castigo coletivo a todo o povo palestino", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página