Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2008 - 19h38

Parentes de reféns das Farc esperam em Caracas por libertação

Publicidade

da Folha Online

Os parentes dos quatro ex-congressistas colombianos cuja libertação foi prometida pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) estão em Caracas à espera da entrega dos seqüestrados que, segundo o governo venezuelano, pode ocorrer na quarta-feira (27).

No hotel de Caracas onde há alguns dias estão hospedados os parentes dos reféns, os filhos da ex-congressista Gloria Polanco de Lozada disseram terça-feira que aguardam ansiosamente para se reunir na quarta com sua mãe, seqüestrada em 26 de julho de 2001.

Um deles, Jaime Felipe Lozada, afirmaram que esperam se encontrar nesta terça à noite com a senadora colombiana Piedad Córdoba, ex-mediadora no processo para uma troca humanitária de reféns por guerrilheiros presos, que deve chegar nesta terça de Bogotá.

O governo venezuelano não deu outras indicações nesta terça sobre a libertação desde que, na segunda-feira (25), as Farc anunciaram que tinham dado as coordenadas do local da floresta colombiana onde entregariam os seqüestrados e que possivelmente a operação para o resgate começaria na quarta-feira.

Em suas declarações à imprensa, o filho da refém disse que não teve contato direto nas últimas horas com o governo colombiano.

"Sabemos que (as autoridades colombianas) já autorizaram a operação e dizem que não há operações (militares) na zona" onde deve ocorrer a libertação dos reféns, disse Lozada.

"Esperemos que seja assim, que seja certo", acrescentou.

Os três filhos de Gloria Polanco de Lozada estão em Caracas junto com parentes dos também ex-congressistas Luis Eladio Pérez Bonilla e Orlando Beltrán Cuéllar, seqüestrados em junho e agosto de 2001, respectivamente, e cuja libertação foi anunciada pela guerrilha em 2 de fevereiro.

No sábado (23), o grupo confirmou que também será libertado um quarto refém, o ex-senador Jorge Eduardo Gechem Turbay, preso desde fevereiro de 2002 e que, segundo diversas fontes, encontra-se em estado grave de saúde.

As condições físicas dos cativos poderiam motivar, segundo a imprensa local, sua transferência a um centro hospitalar ou de atendimento médico, fato ainda não confirmado por fontes oficiais.

As autoridades venezuelanas não especificaram como será realizada a operação, mas há a expectativa de que os reféns serão entregues a uma missão que irá buscá-los na floresta da Colômbia para levá-los à Venezuela, como ocorreu com a libertação de outras duas seqüestradas pela guerrilha em janeiro passado.

Governo colombiano

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, afirmou nesta terça que seu governo colaborará na libertação dos quatro ex-congressistas "como sempre fez".

Por sua parte, o general Mario Montoya, comandante do Exército da Colômbia, disse na segunda-feira que as tropas não interferirão na entrega dos reféns.

Segundo Montoya, "não estão sendo antecipadas operações nem sendo intensificadas operações" na zona onde deve ocorrer a libertação, conforme o governo venezuelano havia afirmado anteriormente.

"O que queremos é que os entreguem o mais rápido possível, porque conhecemos perfeitamente o grave estado de saúde do ex-parlamentar Gechem Turbay", que sofreu crises cardíacas ao menos sete vezes, acrescentou.

No dia 10 de janeiro, as Farc entregaram a uma comissão venezuelana a advogada Clara Rojas e a ex-congressista Consuelo González, em uma operação dirigida pela Cruz Vermelha Internacional.

A missão venezuelana, liderada pelo ministro do Interior, Ramón Rodríguez Chacín, e integrada também por Piedad Córdoba, levou as duas mulheres de helicóptero até um aeroporto do sudoeste da Venezuela, de onde partiram em um pequeno avião para Caracas.

As Farc, assim como no caso dos atuais reféns, afirmaram que entregariam as seqüestradas ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, como um "ato de desagravo" por ter sido afastado por Uribe de seu papel de mediador para uma troca humanitária de 500 guerrilheiros presos por cerca de 40 reféns da guerrilha.

Betancourt

O Exército colombiano não sabe a localização exata dos reféns das Farc --entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt-- disse nesta terça o general Freddy Padilla de León, comandante das Forças Militares.

O oficial disse à Rádio Caracol que, apesar de o Exército conhecer o local onde estariam os quatro ex-parlamentares que devem ser libertados amanhã pelas Farc, não sabe o lugar onde podem estar Betancourt e os outros reféns.

"Neste momento, não temos informação sobre a localização de outros reféns", disse Padilla após ser perguntado sobre Betancourt, que no sábado (23) completou seis anos em poder das Farc.

Na semana passada, o governo colombiano disse saber o lugar onde as Farc mantêm os ex-legisladores que o grupo prometeu libertar.

O general Padilla de León confirmou hoje que "ontem foi cumprida a parte de protocolo, que foi respondida afirmativamente, na qual a Venezuela solicitou a entrada na Colômbia de dois helicópteros para o início da quarta-feira. Tudo está absolutamente pronto".

Com Efe

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página