Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2008 - 13h50

Reino Unido condena homem por possuir manual da Al Qaeda

Publicidade

da Efe, em Londres

Um homem de 34 anos, que conhecia dois dos quatro terroristas suicidas do atentado em Londres de 7 de julho de 2005, foi condenado nesta terça-feira a 16 meses de prisão, após admitir possuir um manual de treinamento da rede Al Qaeda.

Khalid Jaliq, com residência na localidade de Beeston (norte da Inglaterra), foi condenado no tribunal de Leeds, após confessar que era dono do manual, encontrado pela polícia em uma batida em seu domicílio.

Jaliq foi detido em maio de 2007 junto com outras três pessoas, que depois foram colocadas em liberdade sem acusações.

Em uma audiência ontem no tribunal de Leeds, Jaliq admitiu ser o dono de um documento com informação que pode ser utilizada por uma pessoa para cometer ou preparar atos terroristas.

Segundo a acusação, o manual se referia à jihad (guerra santa), continha uma entrevista com Osama bin Laden e informação sobre armas e como enfrentar um interrogatório da polícia.

Jaliq foi visto com Shehzad Tanweer e Mohammed Sidique Khan, dois dos quatro suicidas dos ataques em Londres, em um passeio pelo norte de Gales, um mês antes do atentado de Londres, segundo a imprensa britânica.

Nos ataques de 7 de julho de 2005 contra a rede de transporte de Londres, 56 pessoas morreram --entre elas os quatro terroristas suicidas-- e cerca de 700 ficaram feridas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página