Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2008 - 21h28

Israel e Alemanha assinam acordos bilaterais de cooperação

Publicidade

da Folha Online

Israel e Alemanha realizaram nesta segunda-feira as primeiras "consultas intergovernamentais" e assinaram diversos acordos bilaterais com o objetivo de reforçar as relações entre os dois países.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, presidiram nesta segunda as primeiras consultas com categoria governamental entre os dois países a fim de "fortalecer a cooperação e a amizade", segundo informou um comunicado conjunto divulgado pelo Escritório do Primeiro-ministro.

"A Alemanha é uma verdadeira amiga do Estado de Israel", disse Olmert em entrevista coletiva com sua colega alemã, segundo declarações obtidas pela versão digital do diário "Yedioth Ahronoth".

"A Alemanha é nossa aliada em muitas lutas conjuntas que são de vital importância para o mundo inteiro", acrescentou o chefe do governo israelense.

Merkel, por sua vez, fez referência ao conflito palestino-israelense e destacou que os ataques com foguetes vindos da faixa de Gaza e a construção de novos assentamentos israelenses na Cisjordânia estão afetando negativamente o diálogo de paz.

A chanceler fez também nesta segunda uma visita a Yad Vashem, o Museu do Holocausto, onde escreveu no livro de convidados: "O governo alemão, mantendo viva sua responsabilidade pelo Holocausto, expressa sua determinação de construir um futuro conjunto realizando as primeiras consultas germânico-israelenses".

O Holocausto ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados pelo Exército alemão. Finda a Segunda Guerra, a ONU criou o Estado de Israel, em 1948.

Acordos

As consultas incluem conversas bilaterais, uma reunião conjunta do Gabinete de Ministros e vários foros em matéria de Economia, Ciência e Meio Ambiente.

Os ministros da Defesa alemão e israelense, Franz-Josef Jung e Ehud Barak, respectivamente, trataram sobre projetos tecnológicos de interesse mútuo e fecharam acordos para o aumento da cooperação, com a realização de intercâmbios entre militares dos dois países.

O ministro da Economia da Alemanha, Michael Glos, e o titular de Indústria de Israel, Eli Yishai,também se reuniram. Os ministros decidiram realizar este ano um encontro para fomentar os intercâmbios comerciais e se comprometeram a aumentar o investimento mútuo.

Os dois países também se comprometeram a intensificar a cooperação diplomática, criar o Fórum de Futuro Germano-Israelense e fomentar os intercâmbios culturais, que incluirão a realização da primeira Semana Cultural Alemã em Israel.

Também foram assinados nesta segunda-feira diversos acordos para que ambos os países trabalhem conjuntamente na luta contra o terrorismo internacional e a mudança climática.

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página