Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2008 - 19h27

Consulado chinês em San Francisco é atacado

Publicidade

da Efe, em San Francisco

O consulado da China em San Francisco, no estado da Califórnia, foi atacado nesta quinta-feira por indivíduos que atiraram um explosivo contra o edifício. As informações foram divulgadas por autoridades locais.

O incidente ocorreu às 16 horas locais, 10 horas em Brasília e não houve feridos nem danos materiais consideráveis. A polícia foi alertada por uma chamada telefônica de vizinhos.

Até o momento, nenhum suspeito foi identificado e a polícia segue investigando o atentado. Ela acredita que o ataque foi motivado por protestos contra a atual situação no Tibete que, na última semana, entrou em conflitos violentos contra a dominação chinesa.

A tensão entre as comunidades tibetanas e chinesa em San Francisco aumentou nas últimas semanas após a divulgação da notícia de que a cidade será a única nos Estados Unidos a ser incluída em uma parada da tocha olímpica dos Jogos de Pequim.

A tocha chegará a San Francisco em 9 de abril, mas a comunidade tibetana já pediu aos responsáveis da cidade que cancelem o evento.

Gavin Newsom, prefeito de San Francisco, disse à imprensa local que está "muito preocupado" com a situação no Tibete, mas acrescentou que considera "um privilégio" o fato de a cidade abrigar a única parada da tocha olímpica em território americano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página