Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2008 - 12h03

Quatro rebeldes morrem em ataque aéreo dos EUA no sul do Iraque

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Quatro rebeldes morreram nesta quarta-feira em uma operação aérea dos Estados Unidos no sul do Iraque, informaram fontes oficiais, que também divulgaram a morte de dois soldados americanos na segunda-feira (14) em um atentado no oeste do país.

O ataque aéreo em Basra ocorreu nesta madrugada, após o ataque com granadas da milícia a uma patrulha iraquiana a leste do distrito de Hayaniyah.

Em Bagdá, confrontos entre as tropas iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos e milícias xiitas comandadas por Moqtada al Sadr causaram a morte de dois homens e feriram outros 18, segundo informações da polícia nesta quarta-feira.

As ofensivas das milícias xiitas tem surpreendido as forças de segurança iraquianas e aumentam as dúvidas sobre a força do Iraque em enfrentar a guerra sem a ajuda das tropas norte-americanas.

Segundo uma reportagem do "New York Times", um batalhão de soldados iraquianos abandonou suas posições na noite desta terça-feira em Sadr City, e deixou as ruas da região desprotegidas até que tropas norte-americanas chegassem.

Outros ataques

Em outros ataques desta quarta-feira, um morteiro foi lançado em uma casa e matou ao menos três civis, deixando outros três feridos.

Iraquianos armados abriram fogo em um microônibus a 90 quilômetros de Bagdá, matando duas pessoas e ferindo outras três.

Também nesta quarta-feira, os militares norte-americanos divulgaram a morte de dois marines após a explosão de uma bomba em uma estrada a oeste da Província de Anbar no último domingo (10).

As duas mortes aumentaram para 4.038 o número de soldados americanos mortos no Iraque desde o início da intervenção militar internacional, em 2003, segundo um balanço do site independente icasualties.org.

Com France Presse, Reuters e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página