Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2008 - 09h58

Forças iraquianas libertam jornalista britânico seqüestrado no Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá
da Folha Online

As forças de segurança iraquianas libertaram o jornalista britânico Richard Butler, seqüestrado há dois meses por um grupo armado em Basra (550 quilômetros ao sul de Bagdá), informou nesta segunda-feira a rede de televisão Al Iraqiya.

A emissora, que citou o porta-voz do Ministério da Defesa iraquiano, Mohammed al Askari, afirmou que o jornalista libertado está em boas condições de saúde. "As forças iraquianas libertaram o jornalista britânico Richard Butler", anunciou Al Askari, sem citar as circunstâncias da libertação.

Segundo o tenente-general Mohan al Fireji, Butler foi encontrado com um saco na cabeça e com as mãos amarradas dentro de uma casa em Basra, onde as forças iraquianas começaram, nos últimos dias, buscas de casa em casa por armas, drogas e criminosos.

A rede de televisão Al Iraqiya não deu mais detalhes sobre como aconteceu a libertação do repórter britânico da televisão americana CBS. O jornalista foi seqüestrado em 11 de fevereiro junto com seu intérprete iraquiano, perto de um hotel em Basra, onde estavam hospedados.

Dois dias depois, o intérprete iraquiano foi libertado pelos seqüestradores, após um acordo destes com representantes do clérigo xiita Moqtada al Sadr, informou à época o xeque Ali al Saidi, um dos porta-vozes de Al Sadr. No entanto, as negociações para libertar o jornalista não deram resultado.

Desde o início da invasão ao Iraque, em março de 2003, por forças multinacionais lideradas pelos EUA, vários jornalistas foram seqüestrados por grupos insurgentes. Alguns foram libertados após longas negociações, mas outros terminaram assassinados pelos seqüestradores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página