Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2008 - 12h39

Atentado atribuído ao ETA atinge sede do Partido Socialista no País Basco

Publicidade

da Efe, em San Sebastián

Um atentado cometido na madrugada deste domingo, e atribuído à organização terrorista ETA (Euskadi Ta Askatasuna, Pátria Basca e Liberdade), atingiu uma sede do governamental Partido Socialista (PSOE) no País Basco (Espanha), com a explosão de uma bomba com três quilos de explosivos na localidade de Elgoibar. Não houve feridos.

O atentado causou muitos danos materiais na Casa do Povo socialista, de acordo com o prefeito de Elgoibar, Alfredo Etxeberria, que acrescentou que as casas vizinhas não foram muito atingidas, porque a Polícia basca conseguiu avisar a tempo os moradores.

Após receber uma ligação às 21h30 de Brasília de ontem de uma pessoa em nome do ETA avisando da colocação da bomba, os agentes pediram aos moradores por megafone que abrissem as janelas para amenizar os efeitos da onda explosiva.

Etxeberria, do Partido Nacionalista Basco (PNV), expressou seu apoio e solidariedade aos socialistas.

O porta-voz do PSOE em Elgoibar, Ovidio Campello, pediu ao Governo regional basco que vigie as sedes socialistas, ao considerar que atentados como o que ocorreu nesta madrugada "não podem ocorrer".

O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, condenou a ação terrorista e declarou que "o ETA sabe que já está derrotado", por isso só lhe resta decidir quando abandonará as armas.

O atentado da madrugada deste domingo é o segundo contra uma sede socialista no prazo de quatro dias, depois do cometido na quinta-feira (17) contra uma Casa do Povo em Bilbao, que causou grandes danos e feriu levemente sete policiais que estavam desocupando a área.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página