Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2008 - 04h34

Israel enviará combustível a usina elétrica de Gaza

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O Exército israelense anunciou que enviará nesta quarta-feira um milhão de litros de combustível para a principal usina elétrica da Faixa de Gaza, após vários dias de desabastecimento.

Funcionários palestinos advertiram ontem que a usina, que só na Cidade de Gaza fornece eletricidade a cerca de 800 mil pessoas, deixaria de operar esta tarde se não recebesse combustível suficiente derivado do petróleo para o correto funcionamento de suas turbinas.

Um milhão de litros é a quantidade suficiente para que a usina possa operar durante pelo menos três dias.

Israel interrompeu a entrada regular de combustível derivado do petróleo a Gaza depois que milicianos palestinos atacaram passagens fronteiriças, entre elas um ponto de distribuição desta matéria-prima controlado pelas autoridades israelenses no começo deste mês.

Em um desses ataques, ocorrido no dia 9 de abril, dois civis israelenses trabalhadores da passagem de Nahal Oz perderam a vida.

Na semana passada, Israel retomou o fornecimento de combustível de uso industrial para impedir que a usina elétrica do território palestino ficasse sem reservas.

"O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, ordenou o reatamento da provisão de diesel à usina elétrica de Gaza", informou o Ministério de Relações Exteriores do país.

Um porta-voz militar israelense informou à Agência Efe que o envio de combustível derivado do petróleo acontecerá nas próximas horas, e disse que a decisão foi adotada seguindo "avaliações em matéria de segurança".

Durante o dia também entrarão na Faixa de Gaza 85 caminhões com medicamentos, equipamentos médicos, produtos alimentícios e pratos de plástico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página