Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2008 - 03h35

Indonésia extradita suspeitos de ataques a líderes de Timor Leste

Publicidade

da Efe, em Jacarta

A Indonésia extraditou nesta segunda-feira para Timor Leste quatro suspeitos de participação nos ataques frustrados do dia 11 de fevereiro contra o presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão.

Fontes policiais citadas pela agência indonésia Antara disseram que os acusados, detidos há duas semanas, foram vistos quando subiam algemados a um avião em direção a Bali, de onde voarão para Díli (capital timorense) para ser julgados por tentativa de assassinato.

Ramos-Horta ficou ferido no atentado no qual morreu o militar descrente Alfredo Reinado, enquanto Gusmão saiu ileso do ataque contra seu veículo oficial.

Os quatro militares foram presos no fim de abril depois que as autoridades indonésias receberam um pedido a respeito do governo de Díli.

No último dia 29 de abril, o chefe militar rebelde Gastão Salsinha e doze de seus seguidores envolvidos nos atentados se entregaram, após várias semanas de negociações.

Ramos-Horta busca o diálogo para resolver o conflito com os soldados renegados que desestabilizam o país desde 2006 e são responsáveis pelo atentado que o feriu.

Ele afirmou que os rebeldes, expulsos há dois anos do Exército por insubordinação, poderiam retornar às Forças Armadas.

O presidente afirmou que o governo pode aceitar essas exigências, mas desde que os renegados se submetam ao processo formal de recrutamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página