Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2008 - 00h59

Detidos na China seis vietnamitas acusados de traficar bebês

Publicidade

da Efe, em Pequim
da Folha Online

A polícia da região autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, prendeu seis vietnamitas suspeitos de traficar bebês em uma cidade fronteiriça entre ambos os países e recuperou duas crianças, informou nesta segunda-feira a imprensa oficial chinesa.

Quatro homens e duas mulheres foram detidos na cidade de Dongxing, em 5 de maio, e entregues à polícia vietnamita no dia seguinte. O caso foi divulgado somente neste domingo.

Segundo a agência de notícias Xinhua, a polícia chinesa recebeu um alerta em 4 de maio, no qual informavam que uma rede de tráfico de bebês planejava entrar na China com duas crianças.

O tráfico de bebês na China é muito freqüente, porque muitos pais vendem suas filhas, consideradas de pouco valor, para subsistir a suas extremas condições de pobreza.

Ao mesmo tempo que muitos casais poderosos pagam grandes somas de dinheiro por um menino, de maior valor do que as mulheres pela tradicional cultura chinesa.

No país vigora uma lei que proíbe casais de terem mais de um filho, conhecida como "política do filho único", que está em vigor desde o fim dos anos 70.

Ativistas de direitos humanos criticam o controle do governo sobre a política, já que é comum o aborto de bebês do sexo feminino nas áreas rurais.

A preferência por meninos --tidos como responsáveis por cuidar dos pais na terceira idade-- já causa desequilíbrio na população. Existem atualmente 106 homens para cada 100 mulheres na China.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página