Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2008 - 09h50

França faz operação contra rede brasileira de imigração ilegal

Publicidade

da Efe, em Paris

A gendarmaria francesa [força incumbida de velar pela segurança e ordem pública] iniciou nesta terça-feira uma operação contra uma rede de ajuda à imigração ilegal na região de Paris, que era organizada por pessoas de origem brasileira e tinha como alvo cidadãos também do Brasil.

Mais de 80 pessoas, entre elas 13 brasileiros suspeitos de organizar a rede de tráfico e de explorar os imigrantes ilegais, especialmente procedentes do Brasil, foram detidas no começo da manhã, disseram à Efe fontes oficiais.

A operação, iniciada por volta da 1h de Brasília em 17 cidades da região de Paris, é o ponto alto de duas investigações iniciadas em fevereiro e março, afirmou a gendarmaria em comunicado.

O estopim foi o controle, por gendarmes de Meaux, nos arredores de Paris, de diversas obras de construção nas quais trabalhavam imigrantes ilegais brasileiros com documentação portuguesa falsa, segundo a nota.

Quase 320 gendarmes participam da operação para "colocar fim à exploração do desamparo humano", em condições de alojamento "insalubre".

Os 13 acusados de serem membros da rede de tráfico detidos, que atuariam como um grupo organizado, são suspeitos de organizar a chegada de estrangeiros em situação irregular, "essencialmente do Brasil", e sua estadia em território francês, "explorando-os e alojando-os em condições indignas", diz a nota.

As investigações sob a direção de um juiz de instrução de Meaux são por "ajuda direta ou indireta" à entrada, circulação ou estadia irregular na França de imigrantes ilegais, "submissão de estrangeiros a condições de alojamento incompatíveis com a dignidade humana" e falsificação de "documentos de identidade portugueses", entre outras acusações.

Outra investigação foi aberta pela Procuradoria de Meaux pelos crimes, cometidos como um grupo organizado, de ajuda à entrada, circulação e estadia irregular de estrangeiros na França.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página