Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2002 - 11h08

Reintegração dos EUA é uma boa notícia, diz diretor-geral da Unesco

da Folha Online

A Unesco manifestou sua satisfação hoje na sede do órgão, em Paris, pelo anúncio do retorno dos Estados Unidos à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Segundo o diretor-geral da Unesco, o japonês Kochiro Matsuura, a reintegração dos Estados Unidos à organização, anunciada ontem pelo presidente George W. Bush, foi uma ótima notícia, em particular no plano financeiro.

"Os Estados Unidos foram um membro fundador da Unesco, ajudando a dar forma para sua Constituição de 1945, sustentando os direitos humanos fundamentais, a livre troca de idéias e informação, a cooperação científica e cultural e oportunidade educacional para todos", afirmou Matsuura.

Antes da saída dos norte-americanos em 1984, a contribuição dos Estados Unidos representava aproximadamente 25% do orçamento da Unesco. O orçamento normal anual da organização é atualmente de US$ 272 milhões, aos quais se somam cerca de US$ 210 milhões anuais de "contribuições voluntárias" dos países-membros.

Os norte-americanos deixaram a Unesco durante o governo de Ronald Reagan, por causa do projeto "Nova Ordem Mundial de Informação", apoiado pelo diretor-geral na época, o senegalês Amadou Mahtar M'Bow. Washington acusou o órgão de ser excessivamente burocrático e político.

Com a saída dos Estados Unidos, seguiram-se um ano depois as de Cingapura e Reino Unido. Os britânicos se reincorporaram à Unesco em julho de 1996.

Com agências internacionais

Leia mais

  • EUA decidem se reincorporar à Unesco

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página