Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2002 - 20h50

Mancha de óleo ameaça reserva sul-africana

da France Presse, em Santa Lucia (África)

As autoridades sul-africanas estão tentando evitar que uma grande mancha de óleo atinja uma das mais belas reservas de animais do continente, na costa leste do país, inscrita em 1999 no patrimônio mundial da Unesco.

A reserva marinha de Santa Lucia Wetland Park, um dos principais pontos de turismo ecológico do mundo, está ameaçada por uma mancha de óleo de 11 quilômetros de comprimento e 10 metros de largura, que está vazando lentamente do cargueiro italiano "Jolly Robino", que naufragou a 200 metros da costa.

O navio, que sofreu o acidente entre a cidade de Santa Lucia e o estuário do rio Umfolozi, transportava 1.320 toneladas de óleo e está em chamas desde a terça-feira passada.

"Nosso principal objetivo é retirar o combustível do navio quando o incêndio tiver proporções menores. Isso irá reduzir o risco para o meio ambiente, mas há uma grande possibilidade do casco do navio se romper", explicou Richard Penn Sawers, responsável pela proteção da reserva.

A reserva marinha de Santa Lucia é o habitat natural de colônias de pássaros (115 espécies diferentes), principalmente flamingos, e também de hipopótamos e crocodilos.

Leia mais
  • Navio vaza óleo perto de patrimônio da humanidade na África do Sul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página