Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2002 - 18h49

Democratas acusam Bush de usar questão do Iraque com fins políticos

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi hoje duramente criticado pelos democratas. O líder da maioria no Senado, o democrata Tom Daschle, acusou o governo de usar a questão do Iraque com fins políticos, noticiou a CNN.

Em discurso no Senado, Daschle leu uma declaração de Bush citada pelo jornal "The Washington Post", em que o presidente disse que os democratas não estavam "interessados na segurança do povo norte-americano".

Revoltado, Daschle citou o senador democrata Daniel Inouy, que perdeu um braço na Segunda Guerra, como exemplo de seus correligionários que defendem os Estados Unidos em conflitos internacionais. "O presidente tem que pedir desculpas", afirmou.

Segundo a CNN, a declaração citada por Daschle foi feita por Bush durante uma campanha em Nova Jersey, na segunda-feira (23), quando abordou a disputa no Congresso em torno das leis que regulamentarão o Departamento de Segurança Interna.

Apesar de naquele momento o presidente não estar se referindo ao Iraque, a possibilidade de guerra contra o governo de Saddam Hussein provocou tensão entre republicanos e democratas na sessão de hoje do Senado.

Leia mais

  • Casa Branca nega que Bush tenha feito declarações contra democratas



  • Leia mais no especial Governo Bush

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade