Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2002 - 14h35

Veja os principais ataques antiisraelenses no exterior desde 1972

da France Presse, em Jerusalém

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas (18 delas israelenses) hoje na explosão de um carro-bomba em um hotel perto de Mombaça, na costa do Quênia, segundo informações do governo. Entre os mortos há três turistas israelenses (duas crianças). Os três suicidas, autores do atentado, também morreram na ação.

Seguem abaixo os principais ataques antiisraelenses que aconteceram no mundo desde 1972:

5-9 de setembro de 1972: Onze atletas israelenses foram assassinados por um comando palestino durante as Olimpíadas de Munique, na Alemanha. O grupo matou primeiro dois atletas e sequestrou nove, que morreram mais tarde, baleados.

3 de junho de 1982: Tentativa de assassinato do embaixador de Israel na Inglaterra, Shlomo Argov, que ficou gravemente ferido. O atentado motivou a invasão do Líbano por Israel.

20 de agosto de 1985: Albert Atracki, 30, funcionário do serviço administrativo da embaixada de Israel no Egito, morreu em consequência dos disparos feitos por um desconhecido quando circulava de carro pelo centro da capital egípcia. Sua mulher ficou ferida, assim como outra funcionária da representação israelense.

6 de outubro de 1985: Um policial egípcio abriu fogo contra um grupo de turistas israelenses em Ras Burk, junto ao mar Vermelho, na península do Sinai. Sete pessoas morreram, entre elas quatro crianças e duas mulheres. O policial se matou.

27 de dezembro de 1985: Vinte pessoas morreram e 103 ficaram feridas em dois atentados palestinos que aconteceram simultaneamente diante dos balcões da companhia aérea israelense El Al nos aeroportos de Viena e Roma.

19 de março de 1986: Um grupo de desconhecidos abriu fogo contra o pavilhão israelense na Feira do Livro do Cairo, matando a mulher de um funcionário da embaixada de Israel no Egito. Outros três israelenses ficaram feridos.

4 de fevereiro de 1990: O ataque a um ônibus que fazia o trajeto entre Ismâ'ilîya e o Cairo, com turistas israelenses a bordo, causou nove mortes e deixou 17 feridos.

17 de março de 1992: Vinte e nove pessoas morreram e 200 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba contra a embaixada de Israel na Argentina.

18 de julho de 1994: Oitenta e seis pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas em um atentado com explosivos contra a Amia em Buenos Aires.

4 de julho de 2002: Um homem de origem egípcia fichado pela polícia americana matou duas pessoas no aeroporto de Los Angeles, na frente de um balcão da companhia aérea El Al. O assassino foi morto.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Atentado suicida no Quênia deixa 16 mortos e 20 feridos
  •  Quênia não descarta participação da Al Qaeda em ataque
  •  Após ataque contra israelenses, avião pequeno cai no Quênia

  •  Grupo diz que atacou no Quênia para ajudar palestinos

  •  Polícia prende duas pessoas após atentado suicida no Quênia

  •  Companhia israelense suspende vôos do exterior

  •  Al Qaeda planejou ataques no Quênia, diz embaixador em Israel


  • Leia mais no especial Oriente Médio
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página