Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2009 - 12h37

Dois atentados com bombas deixam ao menos oito soldados mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Ao menos oito soldados iraquianos morreram e sete ficaram feridos nesta quinta-feira em dois atentados, um na Província de Diyala e outro perto de Kirkuk, informaram fontes militares.

A explosão de duas bombas em Diyala deixou ao menos seis soldados mortos e cinco feridos, quando o seu comboio caiu em uma emboscada em uma estrada que passa pela região. Os soldados viajavam para Jalula, norte de Bagdá, para atender ao pedido de ajuda de policiais cuja delegacia foi atacada por um morteiro.

Outra bomba, de fabricação caseira, matou outros dois soldados e feriu dois em Al-Rashad, sul de Kirkuk. Assim como no atentado em Diyala, a bomba em Kirkuk foi acionada na passagem de uma patrulha de soldados iraquianos na cidade, que fica a 250 quilômetros ao norte de Bagdá.

Segundo fontes policiais, a explosão ocorreu no oeste desta cidade na qual convivem árabes, curdos e turcomanos.

Os ataques aparentemente coordenados são o último esforço dos insurgentes --que têm como alvo as forças de segurança-- para retomar a violência sectária depois de uma redução significativa nos confrontos com o reforço nas tropas iraquianas.

O Ministério do Interior iraquiano anunciou nesta quinta-feira uma grande operação contra terroristas na qual deteve 59 supostos insurgentes em diferentes pontos do país, nas últimas 24 horas.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página