Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2009 - 09h01

Hamas critica Obama por cobrar reconhecimento ao Estado de Israel

Publicidade

da Efe

O movimento islâmico radical Hamas considerou neste sábado que o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou seu mandato com um "passo em falso", ao pedir ao grupo que aceite as condições do Quarteto de Madri (EUA, Rússia, ONU e União Européia), que incluem o abandono da luta armada e o reconhecimento de Israel.

"O apelo de Obama para que aceitemos as injustas condições do Quarteto representa um passo em falso" e o aproxima da "política americana tradicional, que é a principal razão do sofrimento do povo palestino", disse à agência de notícias Efe o porta-voz do Hamas na faixa de Gaza, Fawzi Barhoum.

"Obama deve apoiar a legitimidade da causa palestina, deter os crimes da ocupação [israelense] e reconhecer o direito dos palestinos à autodefesa", acrescentou Barhoum, para quem a postura do novo presidente americano "pode ser utilizada por Israel para dar continuidade a seus assassinatos e a seu cerco aos palestinos".

Khaled al Bash, um dos líderes de outro importante grupo armado palestino, a Jihad Islâmica, também criticou a postura de Obama sobre o conflito no Oriente Médio.

"Para nós, a declaração de Obama não é nenhuma surpresa, já que a política americana é controlada pelos grupos de pressão judeus. Digo a todos os que pensam que os EUA ajudarão os palestinos que estão equivocados e perdem tempo", disse Bash à Efe.

As reações de Barhoum e Bash às declarações de Obama sobre o Oriente Médio são as primeiras dos grupos armados palestinos vindas de dentro de Gaza.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página