Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2009 - 20h23

Hillary nomeia enviado para conversas sobre mudança climática

Publicidade

da Efe, em Washington

A nova secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, nomeou hoje Todd Stern, como o principal representante do país nas conversas que aconteceram no Protocolo de Kioto, como enviado para a mudança climática.

Em declarações durante uma cerimônia no Departamento de Estado para anunciar a nomeação, Hillary afirmou que "a liderança dos EUA é básica para enfrentar os desafios do século 21, e, destes, um dos principais é a ameaça global, complexa e urgente da mudança climática".

Divulgação
Todd Stern, novo emissário dos EUA para o aquecimento global
Todd Stern, novo emissário dos EUA para o aquecimento global

"A urgência da crise global sobre a mudança climática não deve ser minimizada, nem é preciso ignorar ou desprezar, da ciência que fala disso ou os dados concretos. Já chegou o momento do realismo e a ação", afirmou a secretária de Estado.

"Se nossa maior obrigação na vida é cuidar de nossos filhos e deixar a eles um mundo melhor, devemos enfrentar já a mudança climática com um nível completamente novo de compromisso, energia e dedicação", afirmou Stern.

Como enviado, Stern será o principal negociador dos Estados Unidos nas conversas internacionais sobre a mudança climática, tanto multilaterais como bilaterais.

Reversão de políticas

Stern assumirá o cargo na próxima reunião da ONU sobre o assunto, prevista para dezembro em Copenhague.

A nomeação foi anunciada na segunda-feira depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, instruiu seu governo, em uma série de decretos-lei, para que sejam adotadas medidas contra as emissões de gás estufa e para melhorar o rendimento no consumo dos veículos.

Com estas medidas, Obama começa a reverter a política sobre meio ambiente do ex-presidente George W. Bush (2001-2009), que se negou a ratificar o Protocolo de Kioto e durante muito tempo questionou a existência da mudança climática.

O novo enviado fez parte do governo de Bill Clinton entre 1993 e 2001, no qual coordenou a iniciativa presidencial sobre mudança climática global e as conversas para o Protocolo de Kioto.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página