Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2002 - 22h34

Papa pede paz durante missa de Natal

da France Presse, em Cidade do Vaticano

O papa João Paulo 2º rezou com milhares de peregrinos durante a missa de Natal celebrada hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para que as "autoridades dos países e das organizações internacionais" façam todo o possível para garantir a paz no mundo.

Reuters - 26.mai.2002
João Paulo 2º, 82, no Vaticano
O pontífice orou sobretudo pela "terra atormentada do Oriente Médio" ao acompanhar a leitura feita em árabe por um jovem diácono, Rabih Abi-Abdallah.

O papa rezou a tradicional "missa do galo" com 30 cardeais.

"Passam os séculos e os milênios, mas fica o sinal [do menino Jesus] que vale também para nós, homens e mulheres do terceiro milênio. É um sinal de esperança para toda a família humana, sinal de paz para todos que sofrem por causa de todos os tipos de conflitos, sinal de libertação para os pobres e oprimidos", disse o papa.

João Paulo 2º, 82, que parecia relativamente cansado, foi aplaudido ao chegar à basílica.

Ante o corpo diplomático presente na Santa Sé, religiosos, bispos, cardeais e fiéis de todos os continentes, o papa explicou o significado da mais importante celebração católica.

"Jesus nasce para a humanidade que vai em busca de liberdade e de paz, nasce para todo homem oprimido pelo pecado, necessitado de salvação e sedento de esperança", assinalou.

"A noite de Natal se converte assim em uma escola de fé e de vida", destacou o papa.

O chefe da Igreja Católica rezou também "pelas crianças de todos os continentes para que possam receber cuidados, proteção, alimentos e educação adequada".

Leia mais:
  •  Papa realiza 25ª missa de Natal do seu pontificado

  •  João Paulo 2º acende o tradicional "círio da paz"


  • Leia mais no especial João Paulo 2º
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade