Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2003 - 23h32

EUA querem falar sobre Iraque e Coréia do Norte na ONU no dia 20

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos pretendem falar sobre o Iraque e a Coréia do Norte durante a reunião ministerial do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) dedicada ao terrorismo no próximo dia 20, informou hoje o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher.

Para ele, seria incoerente não falar sobre estas duas crises durante este encontro organizado com a iniciativa da França, que exerce a presidência do Conselho.

"Imagino que os ministros das Relações Exteriores, reunidos no mesmo lugar ao mesmo tempo (...), aproveitarão a oportunidade para falar de questões como as que envolvem o Iraque e a Coréia do Norte", declarou.

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, participará da reunião, que será presidida por seu colega francês, Dominique de Villepin, acrescentou o porta-voz.

Quando convocou a reunião, o embaixador francês na ONU, Jean-Marc de la Sabliere, ressaltou que o tema principal seria a guerra contra o terrorismo iniciada pela resolução 1373 sobre a luta antiterrorista, em 28 de setembro de 2001.

O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, defendeu hoje diferentes posições em relação à Coréia do Norte e ao Iraque, alegando que a diplomacia não funciona com Bagdá.

Em relação à Coréia do Norte, desmentiu que a Casa Branca tenha mudado de posição ao não descartar uma ajuda adicional a Pyongyang.

O secretário de Estado adjunto norte-americano, James Kelly, em visita a Seul (coréia do Sul), reiterou hoje que Washington está disposto a um diálogo com a Coréia do Norte e considera a possibilidade de conceder uma ajuda econômica ao país, se o governo coreano abandonar suas ambições nucleares.

Leia mais:
  •  Coréia do Norte admite rever saída de tratado nuclear

  •  EUA podem ajudar Coréia do Norte a resolver problema energético

  •  EUA têm posições diferentes sobre o Iraque e a Coréia do Norte

  •  Rússia esboça plano e estuda missão à Coréia do Norte

  •  EUA dizem querer dialogar com Coréia do Norte


  • Leia mais no especial Iraque

    Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade