Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2003 - 11h35

Vice-premiê desmente ligação do Iraque com a Al Qaeda

da France Presse, em Washington

O vice-primeiro-ministro iraquiano, Tarek Aziz, desmentiu categoricamente hoje a acusação do presidente dos EUA, George W. Bush, em seu discurso sobre o Estado da União, a respeito de uma relação iraquiana com a organização terrorista Al Qaeda.

"Desminto categoricamente isso. Desafio Bush e seu governo a apresentar uma prova do que afirmam", declarou Aziz, em entrevista à rede de TV americana ABC. "Todo mundo sabe, na região e no mundo, que o Iraque não tem qualquer laço com a Al Qaeda."

Bush declarou ontem no Congresso que "provas de fontes da inteligência, comunicações secretas e declarações de pessoas detidas revelam que Saddam Hussein ajuda e protege terroristas, inclusive membros da Al Qaeda".

"Secretamente, e sem deixar digitais, ele [Saddam] poderia dar uma de suas armas escondidas a terroristas ou ajudá-los a desenvolver sua própria arma", disse Bush.

Resolução

No dia 13 de novembro, o Iraque aceitou de forma incondicional a nova resolução da ONU, chamada de resolução 1.441, que determinou a entrada de inspetores de armas no país, com acesso ilimitado a todo e qualquer local suspeito de produzir armas químicas, biológicas ou nucleares. Até o momento, nenhuma arma deste tipo foi encontrada no Iraque.

Para que o Conselho de Segurança da ONU aprove uma resolução que permita o uso da força no Iraque são necessários nove votos e nenhum veto de cinco membros permanentes -Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. Até agora, os votos não estão garantidos.

O Iraque está localizado em um território que é o segundo maior campo de petróleo do mundo, e muitos dizem que o principal interesse dos EUA está no produto. O presidente dos EUA, George W. Bush, foi alto executivo da empresa petrolífera Arbusto Energy/ Bush Exploration (1978-84). Foi também executivo sênior da companhia petrolífera Harken (1986-1990).

O vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, foi, de 1995 a 2000, executivo-chefe da companhia petrolífera Halliburton. A conselheira norte-americana para assuntos de segurança nacional, Condoleezza Rice, foi, entre 1991 e 2000, executiva sênior da companhia petrolífera Chevron, que batizou um petroleiro com o nome dela.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia íntegra do discurso de Bush
  • Bush fala em usar força total
  • Marines no golfo Pérsico são vacinados contra antraz
  • Veja análise do discurso de Bush
  • EUA querem guerra para ajudar Israel, diz Hamas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página