Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2003 - 14h18

Apresentação de Powell no Conselho de Segurança terá 90 minutos

da France Presse, em Nova York

A apresentação do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) amanhã vai durar uma hora e meia, disseram fontes diplomáticas da entidade.

Powell prometeu ontem demonstrar de forma "convincente" ao Conselho de Segurança que o Iraque possui armas de destruição em massa.

Reuters - 7.nov.2002
Colin Powell, secretário de Estado dos EUA
Segundo um diplomata norte-americano, que não confirmou a duração da intervenção, Powell fará uma apresentação multimídia, utilizando projeções de imagens e textos.

O diplomata também não confirmou informes segundo os quais Powell estaria acompanhado por um desertor iraquiano.

O início da reunião na ONU está marcado para as 10h30 (12h30 de Brasília) de amanhã. Com a participação de 11 ministros e um vice-ministro, Powell será o primeiro orador.

O jornal "al-Iraq" afirmou hoje que os Estados Unidos não conseguirão transformar o Conselho de Segurança da ONU em um "conselho de guerra".

"O mundo não será enganado pelas novas mentiras de Washington, que não transformará o Conselho de Segurança em um conselho de guerra norte-americano, como aconteceu com o embuste de 1991", afirmou o jornal oficial iraquiano, referindo-se ao fato de o Conselho de Segurança ter aprovado, em 1991, o uso da força contra o Iraque para acabar com sua ocupação do Kuait.

Pesquisa

Segundo uma pesquisa realizada para o jornal "USA Today" e a rede de TV CNN publicada hoje, Powell inspira muito mais confiança aos americanos do que o presidente norte-americano, George W. Bush, em relação à política dos Estados Unidos sobre o Iraque, .

Menos de um quarto dos interrogados (24%) disseram que confiam mais em Bush, enquanto 63% afirmaram sua preferência por Powell.

Leia mais
  • Governo venezuelano rejeita referendo da oposição
  • Turquia autoriza passagem de soldados dos EUA
  • Israel vai disparar mísseis em manobras com EUA
  • Israel destrói casa de ativista palestino na Cisjordânia


    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página