Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2003 - 15h56

Saddam nega ter ligações com Al Qaeda em entrevista na TV

da Folha Online, em Londres

O presidente iraquiano Saddam Hussein negou ter qualquer vínculo com a rede terrorista Al Qaeda e disse que os Estados Unidos e o Reino Unido querem a guerra, informou a rede de TV britânica "Channel Four" hoje.

Reuters - 08.ago.2002
Saddam Hussein, presidente do Iraque
O "Channel Four" disse que transmitirá uma entrevista com o líder iraquiano feita pelo político britânico de esquerda Tony Benn ainda hoje, na qual Saddam declarou: "Nós não temos relação com a Al Qaeda".

"Se tivéssemos alguma relação com a Al Qaeda e acreditássemos nessa relação, não teríamos vergonha de admití-lo", disse Saddam, segundo a rede de TV, na entrevista, feita em um de seus palácios em Bagdá.

O "Channel Four" disse que o líder iraquiano negou que seu país tenha armas de destruição em massa, e afirmou que os EUA e o Reino Unido buscam um conflito para controlar o Oriente Médio.

Benn, ex-membro do Parlamento pelo partido Trabalhista do primeiro-ministro britânico Tony Blair, gravou a entrevista em visita a Bagdá no último fim de semana.

A entrevista completa será transmitida durante o jornal do "Channel Four" às 19h00, horário de Brasília.

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, prometeu demonstrar amanhã de forma "convincente" ao Conselho de Segurança que o Iraque possui armas de destruição em massa.

A apresentação pode ser o momento decisivo para os Estados Unidos convencerem os aliados contrários ao ataque militar contra o Iraque -principalmente França, Rússia e China- de que o Iraque possui programas de armamentos químicos, biológicos e nucleares.

Tanto os EUA como o Reino Unido já anunciaram anteriormente possuir tais provas, mas nunca nenhum tipo de documento foi apresentado publicamente

O Iraque disse ontem que vai pedir que os inspetores de armas da ONU chequem qualquer evidência apresentada por Powell.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Blix questiona provas de Powell
  • Al Qaeda prepara um grande atentado, diz jornal
  • Chirac diz que França mantém posição antiguerra
  • União Africana diz ser contrária a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página