Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2003 - 11h12

Esforços para desarmar Iraque fracassaram, diz Rumsfeld

da France Presse, em Roma

Os esforços diplomáticos da comunidade internacional para desarmar o Iraque fracassaram, afirmou hoje o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, após encontrar-se com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

"Foram muito longos estes 12 anos. Vimos os enormes esforços diplomáticos da comunidade internacional, que fracassaram", declarou Rumsfeld.

Reuters - 18.set.2001
Donald Rumsfeld, secretário de Defesa dos EUA
"Depois de 12 anos de esforços diplomáticos, anos de sanções econômicas, anos de ações militares limitadas na zona de exceção, consideramos que o uso da força deve ser a última opção, mas às vezes não agir é mais perigoso do que agir", disse.

"Se tivéssemos sabido antes o que ia ocorrer no dia 11 de setembro, teríamos então a obrigação de evitar a tragédia. Tivemos 3.000 vítimas. Agora fazemos frente a armas biológicas, que podem causar entre 30 mil e 300 mil vítimas", afirmou Rumsfeld.

"Será que isso não obriga a comunidade internacional a levar seriamente em consideração que se deve fazer algo para prevenir esse risco?", questionou.

Rumsfeld falou à imprensa após encontrar-se com Berlusconi e com o ministro italiano de Defesa, Antonio Martino.

Segundo Martino, é necessário "preservar a credibilidade das Nações Unidas, cujas 16 resoluções anteriores sobre o Iraque foram ignoradas".

"Se a última resolução é violada, isso seria um golpe terrível para a credibilidade da ONU", disse Martino, acrescentando que o recente pronunciamento do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, na ONU "demonstrou a violação material pelo governo iraquiano" das decisões da comunidade internacional.

Rumsfeld e Martino não quiseram comentar o encontro, no próximo dia 14, no Vaticano, do papa João Paulo 2º com o vice-primeiro-ministro iraquiano, Tarek Aziz.

Leia mais
  • Iraque não explodiria campos de óleo em guerra
  • EUA podem gerar desastre na península coreana
  • Avião desaparece com ministro colombiano a bordo
  • Bush fixa diretrizes para guerra cibernética
  • Iraque parece se esforçar, diz Blix
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página