Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2003 - 15h55

Manifestações antiguerra em São Paulo começam no sábado

IANA COSSOY PARO
da Folha Online

No sábado (15), Dia Internacional Contra a Guerra no Iraque, São Paulo será palco de manifestações em diversos pontos da cidade.

O Comitê Contra a Guerra no Iraque, que reúne partidos políticos, sindicatos e organizações não-governamentais, convocou uma manifestação que se concentrará às 16h no vão do Masp, na avenida Paulista, onde haverá um trio elétrico.

Alguns manifestantes programaram uma concentração na Praça Osvaldo Cruz, zona sul de SP, às 15h. Eles farão uma marcha que chegará ao Masp às 16h.

Às 17h, a marcha seguirá para o Obelisco do Ibirapuera, onde estão previstos, às 18h, um grande "abraço coletivo" e a manifestação de idéias de paz por meio de faixas e cartazes.

O comitê sugere ainda que as pessoas vistam roupas brancas para expressar a idéia de paz, mesmo que não participem das manifestações, segundo Jaime Cabral, secretário de Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), que faz parte do comitê.

Além do PT, outros partidos como o PC do B e o PSTU integram o comitê, que reúne ainda sindicatos, a CUT, o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) e a Abong (Associação Brasileira de ONGs).

A escolha do dia 15 de fevereiro como Dia Internacional Contra a Guerra no Iraque foi feita durante o Fórum Social Mundial, realizado entre 23 e 29 de janeiro em Porto Alegre (RS). Estão previstas manifestações contra uma intervenção militar dos Estados Unidos no Iraque em todo o mundo.

Morro do Querosene

Estão previstas manifestações pela paz também no período da noite, no Morro do Querosene (Butantã, zona oeste de São Paulo), informa a economista Oriana White, da International Peace Agency.

O evento reunirá bandas e terá uma edição extra da tradicional festa do bumba-meu-boi, que ocorre no local três vezes ao ano.

As pessoas que quiserem se manifestar contra a guerra devem usar uma fita colorida (de qualquer cor, menos preto) amarrada no braço direito no sábado. O colorido simboliza a bandeira internacional da paz, afirma White.

Painel eletrônico

O Movimento Mídia da Paz, uma das organizações que fazem parte do Comitê Contra a Guerra no Iraque, está organizando uma exposição de imagens e frases que tenham a paz como o tema principal. Desde ontem, um painel eletrônico da avenida Rebouças, esquina com a avenida Faria Lima, em São Paulo, foi transformado em um "Mural Virtual Pela Paz" temporário, com frases inspiradoras e avisos de convocação para a manifestação do dia 15 de fevereiro.

O movimento pede que a população se manifeste contra a guerra enviando e-mails com fotos, imagens e frases sobre paz, ética e cidadania para midiadapaz@midiadapaz.org.

A organização também produziu a iniciativa Imagens da Paz, um arquivo de imagens alusivas à paz disponível na internet e aberto a colaborações.

Rio

A praia do Leme, no Rio de Janeiro, também terá manifestações pela paz no sábado. A Marcha pela Paz, ato que pretende reunir milhares de pessoas, protestará contra uma intervenção militar dos EUA no Iraque. A concentração está marcada para as 15h.

A marcha é organizada pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) em conjunto com instituições estudantis, a associação dos artistas, sindicatos, o projeto Viva Rio e partidos políticos como o PT do Rio, PSTU, PC do B e PDT, além de entidades como a CUT e o MST.

Leia mais
  • Rio terá protesto contra guerra no sábado

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página