Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2009 - 07h36

Piratas somalis sequestram navio grego no golfo de Áden

Publicidade

da France Presse, em Nairóbi

Piratas somalis capturaram nesta terça-feira um navio grego com bandeira de São Vicente e Granadinas, anunciou o Programa de Assistência aos Marinheiros da África do Leste, organismo com sede no Quênia.

Entenda os ataques de piratas na Somália

O navio mercante Irene é o nono sequestrado em abril na área do golfo de Áden e no Oceano Índico.

Neste domingo (12), o capitão americano Richard Phlillips foi libertado após passar cinco dias como refém de quatro piratas, que tentaram sequestrar o cargueiro Maersk Alabama, conduzido por ele rumo ao porto de Mombaça (Quênia) com uma carga de contêineres de comida do Programa Mundial de Alimentos da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na operação de libertação, comandada pela Marinha dos Estados Unidos, três dos piratas morreram. O líder do grupo prometeu vingança contra os americanos e, horas depois, um congressista americano foi alvo de um ataque de morteiros no aeroporto de Mogadíscio.

As atividades de pirataria se intensificaram na região na última semana, apesar do envio de forças navais estrangeiras para o litoral da Somália, país que em guerra civil desde 1991. Mais de 250 pessoas de muitas nacionalidades ainda são mantidas reféns na costa somali por piratas que sequestraram dezenas de embarcações, de petroleiros a iates, nos últimos meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página