Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2003 - 22h08

EUA suspendem sanções contra a Unita

da agência Lusa, em Lisboa

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ordenou a suspensão de todas as sanções norte-americanas contra a União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), anunciou hoje a Casa Branca.

A suspensão das sanções foi feita através de uma ordem executiva do presidente, que declara que a Unita já não constitui uma ameaça extraordinária e invulgar à política externa dos Estados Unidos.

As sanções norte-americanas contra a Unita foram impostas pela primeira vez em 1993, durante a presidência de Bill Clinton (1993-2000), que fez uso de uma lei que dá poderes ao presidente para impor sanções econômicas em casos específicos de "emergência nacional".

Sanções

Essas primeiras sanções proibiram a venda de armas e de produtos petrolíferos ao movimento então liderado por Jonas Savimbi.

Em 1997 e 1998, as sanções foram alargadas por dois novos decretos presidenciais que determinaram o encerramento dos escritórios e o congelamento de bens da Unita, bem como de alguns responsáveis pelo movimento e seus familiares diretos, nos Estados Unidos.

Em setembro do ano passado, numa decisão que causou surpresa e críticas por parte de alguns dirigentes do Partido Republicano, o presidente Bush decidiu renovar as sanções.

Leia mais
  • Bush anuncia fim sanções dos EUA ao Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página