Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2009 - 18h20

Novo governo da ANP toma posse na Cisjordânia; Hamas protesta

Publicidade

da Folha Online

O novo governo da ANP (Autoridade Nacional Palestina) tomou posse nesta terça-feira, em cerimônia oficial, em Ramallah (Cisjordânia), na presença do presidente palestino, Mahmoud Abbas. O economista Salam Fayyad é o novo premiê. O movimento radical islâmico Hamas, que comanda a faixa de Gaza, já avisou que não reconhece o novo gabinete.

Com 23 ministros, o recém-empossado governo palestino é um dos maiores dos últimos anos e tem membros do Fatah e da Frente Democrática pela Libertação da Palestina (FDLP), entre outros. O Hamas qualifica o gabinete de um "golpe" ao processo de reconciliação nacional que as diferentes facções palestinas mantêm no Cairo (Egito).

"A decisão de Abbas de formar um novo governo na Cisjordânia nestas circunstâncias e enquanto ocorre o diálogo nacional reforça o caos constitucional e legal", afirmou Fawzi Barhum, porta-voz do Hamas.

Economista independente, Fayyad --que integra o Fatah-- possui reputação internacional pelo seu trabalho no Banco Mundial e no FMI (Fundo Monetário Internacional) e por ter refeito as combalidas finanças da ANP quando foi ministro das Finanças, de 2002 a 2005. Empossado, Fayyad acumulará as funções de premiê e ministro das Finanças.

Em março passado, Fayyad chegou a anunciar sua renúncia porém, mais tarde, desistiu e anunciou que permaneceria no cargo enquanto durassem os diálogos de conciliação com o rival Hamas. Não houve acordo, e os dois movimentos adiaram as negociações para julho.

O atual ministro das Relações Exteriores, Riyad al Malki, fica no cargo. O ministério-chave do Interior, que dirige os serviços de segurança, foi entregue a Said Abu Ali, o atual governador de Ramallah, que sucede Abdelrazak al Yahya.

Para o Hamas, qualquer governo que não é avalizado pelo Parlamento não tem legitimidade.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página