Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2009 - 08h10

Hillary pressiona Netanyahu para criação do Estado palestino

Publicidade

ANDREA MURTA
da Folha de S.Paulo, em Nova York

O presidente Barack Obama não foi o único a pressionar o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, pela criação do Estado palestino na visita deste a Washington. A posição foi reiterada pela secretária de Estado dos EUA em jantar anteontem, segundo a própria Hillary Clinton afirmou ontem à imprensa.

"Estamos comprometidos com a solução de dois Estados, e os palestinos merecem um Estado viável", disse Hillary em entrevista coletiva em Washington. "O presidente Obama foi muito claro ao dizer que os assentamentos [de colonos israelenses na Cisjordânia] têm que parar."

A declaração veio em resposta a uma pergunta sobre se desta vez o pedido para o fim dos assentamentos seria atendido, algo que os EUA veem como necessário para as discussões para a criação do Estado palestino. A solução de dois Estados norteia a política americana para a paz no Oriente Médio desde os acordos de Oslo (1993), e foi repetida ao premiê israelense durante a primeira reunião que ele teve com Obama após sua chegada ao poder. Netanyahu resiste à criação de um Estado palestino.

Hillary também abordou o Irã na entrevista. Na segunda, Obama sugeriu que Teerã tem até o final do ano para mostrar frutos de sua política de aproximação diplomática; nesta terça-feira, a secretária de Estado listou a nova abordagem como um dos objetivos que o governo já alcançou no começo de mandato. "Estamos usando todas as ferramentas para falar com o Irã."

Ela não quis se comprometer com os planos sobre o escudo antimísseis que o governo anterior pretendia implantar na República Tcheca e na Polônia para defesa contra um potencial ataque iraniano. "Estamos revisando a questão da defesa antimísseis. [...] Mas levamos muito a sério o compromisso de defender nossos aliados na Otan [aliança militar ocidental] e faremos o necessário para honrá-lo."

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página