Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2009 - 08h46

Obama chega à Normandia para comemoração do Dia D

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste sábado a Caen, na região francesa da Normandia, para participar das comemorações pelo 65º aniversário do Dia D, durante as quais também fará uma reunião com seu colega francês, Nicolas Sarkozy.

Após uma cerimônia de recepção na prefeitura de Caen, Obama e Sarkozy realizarão uma reunião na qual devem discutir assuntos como a situação no Oriente Médio e a crise econômica mundial.

As conversas continuarão durante um almoço de trabalho, após o qual se deslocarão rumo a Colleville, onde se encontra o Memorial e Cemitério Americano, para participar das comemorações do desembarque aliado na Normandia nas praias denominadas Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword, em 6 de junho de 1944.

Naquele dia, milhares de soldados aliados desembarcaram na França ocupada pelos nazistas, o que marcou o início da derrota do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Também estarão presentes nas comemorações o príncipe Charles, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o chefe de governo do Canadá, Stephen Harper, representando os países que participaram do Dia D.

Obama tem um interesse pessoal em participar dos eventos de hoje. Um de seus tios-avôs e seu próprio avô desembarcaram na Normandia nos dias seguintes ao Dia D.

Campo de concentração

Nesta sexta-feira, o presidente norte-americano visitou um ex-campo de concentração nazista em companhia da chanceler alemã, Angela Merkel, e do escritor Elie Wiesel, vencedor do Prêmio Nobel, que sobreviveu ao Holocausto nazista.

Lá, o presidente americano voltou a defender a retomada do processo de paz no Oriente Médio, um dia depois de seu aclamado discurso dirigido ao mundo árabe proferido no Cairo.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página