Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2009 - 15h07

Fatah e Hamas decidem pôr fim às prisões políticas

Publicidade

da France Presse, em Ramallah

O partido secular Fatah e o movimento radical islâmico Hamas concordaram neste domingo em pôr fim às "prisões políticas" na Cisjordânia e na faixa de Gaza, anunciaram membros dos dois partidos palestinos rivais.

As duas facções conseguiram chegar a um acordo depois de reuniões realizadas pela primeira vez em Ramallah, na Cisjordânia, e em Gaza.

Este acordo é realizado na véspera do segundo aniversário da tomada do poder em Gaza pelo Hamas, que expulsou o Fatah à força em junho de 2007.

"Fatah e Hamas decidiram rechaçar as prisões políticas por princípio, já que vão de encontro à lei palestina, e para trocar listas de prisioneiros com o objetivo de examinar as condições de sua detenção", declarou o líder da delegação do Fatah, Azzam al Ahmad, em uma entrevista coletiva à imprensa ao lado da autoridade máxima da delegação do Hamas, Omar Abdelrazzak.

Al Ahmad assegurou que ambas as partes vão criar uma comissão palestina independente para os direitos humanos, que se encarregará de estabelecer quem está preso por motivos políticos.

Este acordo prepara o terreno para a próxima sessão de negociações interpalestinas que terá o objetivo de "retirar todos os obstáculos e obter um acordo final" entre ambas as partes, segundo adiantou o representante do Fatah em Gaza, Ibrahim Abu Naja.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página