Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2003 - 19h55

Cuba comemora 75 anos de Che Guevara

da France Presse, em Havana (Cuba)

Uma sessão cultural amanhã no teatro Karl Marx de Havana, o maior do país, será o centro das numerosas atividades através das quais os cubanos vão comemorar os 75 anos do nascimento do revolucionário argentino-cubano Ernesto Che Guevara, considerado um herói nacional.

Haverá um painel televisivo onde se recordará a figura de Guevara e a vigência de seu pensamento, segundo o Centro de Estudos Che Guevara.

Esse centro, dirigido por Aleida March, segunda e última esposa de Guevara, coordenou as comemorações com numerosas instituições culturais.

Está previsto que a Orquestra Sinfônica Nacional ofereça uma apresentação domingo em Havana, enquanto a União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac) anunciou para amanhã o lançamento de um site web antifascista.

Folha Arquivo
Imagem de Che Guevara (1928-1967) registrada pelo fotógrafo cubano Alberto Korda em 1960 e divulgada no mundo todo após a morte do líder revolucionário


Ontem, o Museu Nacional de Belas Artes inaugurou também uma mostra de pinturas, cartazes e fotos sobre o Che, na qual se destacou a foto "Guerrilheiro Heróico", tirada em 1960 por Alberto Korda, imagem que se converteu em ícone da esquerda mundial e que se reproduz hoje em milhões de cartazes, livros e camisetas, entre outros produtos.

"O sentido ético (de Che) é uma das coisas que mais nos comove, e que faz tanta falta no mundo contemporâneo", disse o ministro da cultura de Cuba, Abel Prieto, ao inaugurar a exposição.

Ernesto Guevara de la Serna nasceu na Argentina a 14 de junho de 1928.

Leia mais
  • Saiba mais sobre Che Guevara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página