Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2009 - 09h05

Piratas somalis libertam navio alemão capturado em maio

Publicidade

da Efe

O navio mercante alemão MV Victoria, sequestrado em 5 de maio passado foi libertado, informou neste sábado o Ministério de Relações Exteriores alemão. O navio foi sequestrado no golfo de Áden por um grupo de piratas, quando transportava arroz à Arábia Saudita.

Entenda os ataques de piratas na Somália

O órgão se limitou a informar da libertação, mas não deu detalhes das circunstâncias nas quais aconteceu nem comunicou se foi preciso pagar resgate.

A tripulação da embarcação, que opera sob bandeira de Antígua, é formada por 11 romenos.

O navio não fazia parte dos comboios que atravessam essas águas protegidos pelas fragatas da operação de segurança Atalanta da União Europeia (UE), que guarda as embarcações com cargas destinadas à ajuda humanitária e a navios do bloco, entre outros.

O sequestro aconteceu 120 milhas náuticas a norte do porto somali de Boosaaso. As equipes tentaram resgatar o MV Victoria com duas fragatas e um helicóptero.

A embarcação foi a sétima da Alemanha sequestrada neste ano. Um outro cargueiro alemão, Hansa Stavanger, sequestrado em abril com 24 pessoas a bordo, ainda está sob controle dos piratas.

Apesar de o ritmo de sequestros ter diminuído nas últimas semanas, ainda há pelo menos mais de 200 tripulantes distribuídos em 14 navios em poder dos piratas somalis. No ano passado, 42 navios foram capturados e os piratas ganharam cerca de US$ 1 milhão ou mais em recompensa para cada navio libertado.

O golfo de Áden, que é divido pela Somália e Iêmen, conecta o mar Vermelho ao oceano Índico e é uma das rotas mais procuradas por cargueiros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página