Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2009 - 11h44

Reino Unido diz que lixo exportado ao Brasil será levado de volta

Publicidade

da France Presse, em Londres

Mais de 1.400 toneladas de lixo exportadas ilegalmente do Reino Unido para o Brasil serão levadas de volta, anunciou neste domingo a Agência de Meio Ambiente britânica.

O envio de plástico, papel e outros materiais a outros países com o objetivo de entrar em um processo de reciclagem é permitido. No entanto, a Convenção da Basiléia de 1992 sobre o controle do movimento transfronteiriço de dejetos perigosos e de sua eliminação proíbe a transferência de dejetos tóxicos entre países. Ela foi adotada com o objetivo de proibir em particular o envio de lixo perigoso de países industrializados a outros países.

Segundo a agência, cerca de 80 contêineres de lixo doméstico foram encontrados no Brasil. Londres e Brasília negociam atualmente a repatriação deste material.

"As autoridades brasileiras continuam retendo o lixo", disse à BBC uma responsável da agência, Liz Parks. "Mas elas devem autorizar rapidamente sua repatriação, que pode levar semanas", acrescentou.

A Agência de Meio Ambiente abriu uma investigação sobre a procedência deste lixo, que foi exportado ilegalmente por duas empresas britânicas, segundo o jornal "The Independent".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página