Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 11h16

Blair diz que governo britânico agiu corretamente no caso Kelly

da Folha Online

O primeiro-ministro britânico Tony Blair, que visita a China, afirmou hoje que seu governo agiu corretamente no caso de David Kelly, o especialista em armamento encontrado morto na sexta-feira (18), informou o canal de televisão Sky News.

Reuters - 24.02.2003
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
Blair, que fez esta declaração no avião que o levava de Pequim a Hong Kong, desmentiu ter autorizado que Kelly fosse identificado como a fonte principal de uma informação da BBC que acusava o governo de ter "falsificado" um relatório sobre o armamento iraquiano, divulgado em setembro do ano passado.

"Acredito que agimos adequadamente durante o caso", disse Blair, cujo governo é acusado por alguns de ter levado Kelly à morte em uma disputa política envolvendo a participação britânica na Guerra do Iraque.

"Não autorizei o vazamento do nome de David Kelly", afirmou a repórteres Blair, durante um vôo a Hong Kong. O premiê acrescentou que "uma vez que o nome é divulgado, então é um assunto completamente diferente".

Kelly ganhou a atenção da mídia depois de informar seus chefes no Ministério da Defesa de que ele poderia ter sido a fonte para uma notícia da rede BBC que alegava que Londres exagerou informações de inteligência sobre armas proibidas no Iraque para justificar a guerra.

O ministério confirmou o nome do cientista para jornalistas.

Ontem, o porta-voz oficial de Blair afirmou que o gabinete do primeiro-ministro havia sido consultado sobre o processo que levou o nome de Kelly à imprensa.

"Fomos consultados, mas o Ministério da Defesa foi o departamento principal [que cuidou do assunto] e assim permaneceu", disse em Londres.

Jornais britânicos interpretaram o comentário como uma tentativa da equipe de Blair de responsabilizar o gabinete do secretário de Defesa, Geoff Hoon, pelo assunto.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Blair diz que não se arrepende da Guerra do Iraque
  • Entenda a polêmica entre BBC e governo Blair

    Especial
  • Leia mais notícias sobre o Reino Unido
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página