Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2009 - 19h07

General dos EUA diz que formar agentes iraquianos é "frustrante"

Publicidade

da France Presse, em Washington

O general do Exército dos Estados Unidos Frank Helmick, o responsável pela formação das forças de segurança iraquianas, confessou nesta quinta-feira, um dia após os atentados que mataram pelo menos 95 pessoas e feriram mais de 400 em Bagdá, que está "frustrado" com o progresso da sua missão.

Os ataques desta quarta-feira foram os mais violentos deste ano e ganharam uma relevância especial por terem acontecido depois da retirada dos Estados Unidos das cidades iraquianas, em 30 de junho, e depois que o governo do Iraque decidiu, no último dia 8, começar a remover barreiras de concreto que bloqueiam algumas ruas da capital.

As explosões atingiram vários pontos da capital. A mais grave foi com um caminhão-bomba, perto da sede do Ministério de Relações Exteriores, ao lado da Zona Verde, setor mais bem protegido de Bagdá. Guardas da ONU (Organização das Nações Unidas) disseram que pelo menos um morteiro caiu perto da sede da entidade, dentro da Zona Verde.

Nesta quinta-feira, por causa das ações, a polícia anunciou a prisão de 11 agentes de segurança acusados de negligência.

Em teleconferência feita com o Pentágono, o general disse que os ataques ocorreram por causa de "erros do sistema de segurança". "Temos que seguir desenvolvendo capacidades do Exército iraquiano, vamos o mais rápido possível", mas "estou frustrado por não poder fazê-lo rápido o suficiente", afirmou o general Helmick.

No total, as forças de segurança iraquianas têm 615 mil homens e está previsto que cheguem a 646 mil homens até 2010.

A violência atual no Iraque é menor do que a registrada no período entre 2006 e 2007, quando o país foi palco de uma série de atentados.

Comentários dos leitores
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
As forças marine do Eua, estão abandonando o Iraque.
Para qual novo ataque elas serão encaminhada? Haiti? Venezuela? Ou até mesmo a costa norte do Brasil?
Um país que tem seu orçamento de 1 trilhão de dolares, num único ano, voltado ao segmento militar, não conduz para casa seus investimentos.
Fica fácil de saber quem será a próxima vítima, basta acompanhar o "atraque" dos navios, XEQUE!!!
Iêmem e Somália sao postos avançados que garantem o domínio do estreito e o controle dos navios petroleiros.
Como disse, ficará fácil de saber quem será...
5 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
""Holanda conclui que invasão do Iraque pelos EUA foi ilegítima""
Agora que eu quero ver, a comissão de Haia, solicitar busca e captura dos principais responsáveis pelo genocídio Iraquiano na invasão a quasi 10 anos. Pois Haia, sempre esteve a frente dos direitos humanos, casando & julgando ditadores, etc.
Agora que vão mexer com a Super Potência EUA, quero ver se tem COJONES??????
8 opiniões
avalie fechar
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
Esse Campbell é mais um que enganou a opinião publica inglesa sobre o Iraque. Agora, pressionado, inventa historias para boi dormir. Todo mundo sabe que Blair e Bush mentiram descaradamente. O resto é papo furado. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (88)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página