Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2003 - 22h08

EUA admitem ter matado cinegrafista da Reuters no Iraque

da Folha Online
da France Presse, em Washington

O Pentágono confirmou que forças americanas mataram neste domingo a tiros um cinegrafista da agência de notícias britânica Reuters-TV, devido a um suposto erro de identificação.

Mazen Dana morreu do lado de fora da prisão Abu Gharib, próxima a Bagdá, e testemunhas afirmaram que os tiros vieram de soldados americanos que vigiam o local. A vítima, 41, tinha quatro filhos e trabalhava para a Reuters há mais de 10 anos, principalmente em Hebron, na Cisjordânia, de onde era originário.

O tenente-coronel Ken McClellan, porta-voz do Pentágono, adiantou que não conhece os detalhes do incidente, mas sugeriu que ele pode ter sido motivado por um erro de identificação. "O incidente está sendo investigado. A princípio, não estava claro que se tratava de um jornalista", disse.

A prisão Abu Gharib, a 25 km do centro de Bagdá, tornou-se o foco de indignação com a ocupação comandada pelos Estados Unidos, devido a acusações de que muitos dos 500 detentos vivem em péssimas condições.

Seis presos iraquianos foram assassinados e outros 59, feridos ontem em um ataque de morteiros contra a prisão, cenário de sangrentas rebeliões em junho passado, segundo o Exército americano.

Porta-vozes do Exército informaram que 500 pessoas continuam presas em Abu Gharib, onde foram torturados e executados milhares de iraquianos durante o governo de Saddam Hussein.

Mais violência

Um soldado dinamarquês participante da força de estabilização da coalizão presente no Iraque morreu baleado na madrugada de hoje no sul do Iraque.

O ataque aconteceu em Al-Madinah, 50 km ao norte de Basra, principal cidade do sul do Iraque.

Uma onda de sabotagem e violência ocorreu hoje no Iraque quando uma explosão atingiu um importante oleoduto, uma tubulação de água foi rompida por uma outra explosão e seis iraquianos foram mortos em ataque com morteiro em uma prisão em Bagdá.

Leia mais
  • Cinegrafista da Reuters é morto no Iraque
  • Onda de sabotagem e violência atinge o Iraque
  • Soldado dinamarquês morre no sul do Iraque
  • Kuait diz querer "relações fraternas" com Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página