Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2009 - 15h17

Detentos provocam incêndio em rebelião na prisão de Abu Ghraib

Publicidade

da Reuters, em Bagdá (Iraque)

Detentos começaram um incêndio durante uma rebelião na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, relataram autoridades americanas e iraquianas. O incidente deixou alguns feridos na cadeia --cujo nome ficou conhecido após um escândalo de abusos de agentes dos Estados Unidos contra presos.

Namir Mohammed, integrante do conselho local do distrito de Abu Ghraib, no oeste de Bagdá, afirmou que os detentos atearam fogo a colchões nesta quinta-feira após uma busca por celulares e drogas e remédios proibidos.

Funcionários da prisão disseram que os detentos estavam insatisfeitos com as condições do local.

As imagens de abuso em Abu Ghraib ao longo da ocupação americana, que começou em 2003 e provocou a queda de Saddam Hussein, causaram indignação ao redor do mundo e ajudaram a alimentar a insurgência no Iraque, que só começou a arrefecer nos últimos 18 meses.

A prisão passou a ser administrada pelos iraquianos e reabriu em fevereiro com um novo nome. Autoridades iraquianas pretendem manter apenas uma fração das dezenas de milhares de prisioneiros que estiveram lá durante o governo de Saddam e prometeram melhorar as condições.

Ahmed al-Khafaji, vice-ministro do Interior, disse na quinta-feira que o incêndio foi controlado, ferindo alguns funcionários, mas nenhum prisioneiro. Na manhã de sexta-feira, um porta-voz dos Exército americano afirmou que três detentos e três guardas ficaram feridos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página