Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2009 - 18h10

Bush reza por vítimas do 11 de Setembro no 8º aniversário da tragédia

Publicidade

da Folha Online

O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush (2001-2009) lembrou nesta sexta-feira as vítimas dos atentados do 11 de Setembro com orações e pediu que os americanos fiquem atentos contra seus inimigos. A tragédia que matou quase 3.000 pessoas completa oito anos nesta sexta-feira e originou a "guerra ao terror" que marcou o governo do republicano.

Veja galeria de imagens do 11 de Setembro
Relembre sequência dos ataques terroristas

14.set.01/Win McNamee/Reuters
Três dias após os ataques, Bush foi ao local onde as torres gêmeas desabaram cumprimentar bombeiros que ainda procuravam vítimas
Três dias após os ataques, Bush foi ao local onde as torres gêmeas desabaram cumprimentar bombeiros que ainda procuravam vítimas

"Há oito anos, nosso país e nossa liberdade foram atacados", afirmou Bush em comunicado emitido nesta sexta-feira por sua assessoria, no Estado do Texas. "Neste solene aniversário, Laura e eu mantemos em nossos pensamentos e nossas orações as vítimas e suas famílias". "Honramos a quem se oferecem para nos dar segurança e estender o alcance da liberdade, incluindo os membros das Forças Armadas e os funcionários da inteligência e segurança."

Nesta sexta-feira, centenas de americanos participaram de homenagem às vítimas, aos civis voluntários e aos bombeiros envolvidos na tragédia.

No Marco Zero, como fazem todos os anos, os nova-iorquinos se reuniram para ouvir os nomes das pessoas mortas no ataque e desabamento das torres gêmeas do World Trade Center e para marcar, com silêncios, os momentos nos quais os aviões bateram contra as edificações e nos quais as torres desabaram.

Em Washington, o presidente, Barack Obama, liderou, pela primeira vez, as homenagens às vítimas. Na Casa Branca, ao lado da mulher, Michelle, e de 150 funcionários, ele guardou um minuto de silêncio. Na sequência, seguiu para o Pentágono, que também foi alvo dos ataques e, nesta sexta-feira, sediou mais uma homenagem.

Em um local de orações inaugurado por Bush em 2008, Obama disse às famílias de vítimas que os EUA "nunca vão fraquejar na perseguição à Al Qaeda". "Nem o passar das estações poderá diminuir a dor e as perdas daquele dia", disse.

Ataques

Há oito anos, dois aviões sequestrados por terroristas da rede Al Qaeda bateram nas torres, que pegaram fogo e desmoronaram. Naquele mesmo dia, um terceiro avião sequestrado foi lançado contra o Pentágono, em Washington D.C., matando todos que estavam a bordo e mais de cem pessoas que estavam no edifício.

Um quarto avião seqüestrado, que também seguia na direção da capital americana, caiu em Shanksville, no Estado da Pensilvânia, quando tripulantes e passageiros tentavam retomar o controle da aeronave.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página