Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2009 - 10h05

Piratas atacam dois navios perto de Cingapura

Publicidade

da Reuters, em Cingapura

Piratas tentaram invadir dois cargueiros em uma rota de barcos ao sul da Malásia nesta segunda-feira, afirmou uma agência governamental de segurança regional.

Cinco homens tentaram embarcar em um cargueiro com bandeira do Panamá registrado como Pacific Harmony nesta segunda-feira perto do porto de Tanjung Ayam, sul da Malásia, segundo o Acordo de Cooperação Regional no Combate a Pirataria e Roubo Armados Contra Navios na Ásia (RECAAP). Um homem fugiu ao ouvir o alarme do navio.

Duas horas depois, seis homens com facões tentaram tomar um cargueiro químico com registro na Malásia, o MMM Kingston. Eles fugiram em um barco rápido depois de perceber que a tripulação foi alertada.

A RECAAP disse que o mesmo grupo está provavelmente envolvido e aconselhou as tripulações dos navios a tomarem precauções uma vez que houve seis casos do tipo este ano na região, todos durante a noite enquanto os navios estavam ancorados.

"Essa área é de alto risco [...] houve diversos ataques na região", afirmou Noel Choong, chefe do centro de registro de piratas na Agência Marítima Internacional em Kuala Lumpur, confirmando os dois ataques.

Muitos navios foram abordados em águas próximas a Cingapura, o porto de contêineres mais movimentado do mundo e um ponto-chave de reabastecimento, depois de uma queda no comércio global devido à crise financeira.

O mar do sul da China é a rota mais curta entre os oceanos Pacífico e Índico e possui algumas das rotas marítimas mais usadas do mundo, com mais da metade do tráfego de petroleiros do mundo passando pela área.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página