Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2009 - 08h48

Merkel diz que Alemanha sairá fortalecida com acordo de governo

Publicidade

da Efe, em Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que o acordo de Governo estipulado entre a União Democrata-Cristã (CDU) e o Partido Liberal (FDP) se caracteriza por sua "coragem" e conseguirá que a Alemanha saia "fortalecida" da crise econômica.

Merkel disse que o novo Governo "manterá sua palavra" de reduzir os encargos tributários, uma medida que considera "importante e correta" em tempos de crise.

"Comprometemo-nos com o crescimento e a educação", disse a chanceler, em entrevista coletiva.

A CDU, sua ala bávara --a União Social-Cristã (CSU)-- e o FDP selaram hoje os acordos de seu pacto de coalizão, que prevê uma redução tributária de 24 bilhões de euros a partir de 2011.

Entre outras medidas, o novo governo de centro-direita revisará o sistema tributário, aumentará as verbas à educação e defenderá uma combinação energética na qual predominem as fontes renováveis, explicou Merkel.

"Não foram negociações fáceis. Mas deixaram claro a seriedade e a coragem com as quais levamos nosso trabalho", disse a chanceler.

O presidente do FDP, Guido Westerwelle, disse que o pacto apresentado hoje é uma "bússola de liberdade" que conduzirá a Alemanha para fora da crise e acrescentou que o projeto governamental combina "a sensatez econômica e a justiça social".

Defendeu também a necessidade de que as finanças estatais sejam "sólidas" e disse que o novo governo trabalhará para que a Alemanha seja um país "livre de armas nucleares".

O pacto de coalizão contempla também reduzir em três meses o serviço militar obrigatório, que fica, assim, fixado em seis meses, e reformar o sistema de saúde pública.

O pacto de coalizão será submetido a uma votação entre amanhã e segunda-feira pelos três partidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página