Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2009 - 10h13

Arábia Saudita diz ter reconquistado território de rebeldes iemenitas

Publicidade

da Folha Online

A Arábia Saudita afirmou neste domingo que reconquistou o controle de um território dominado pelos rebeldes iemenitas em uma operação na semana passada.

O país lançou uma operação contra os rebeldes iemenitas --que inclui ataques aéreos dentro do norte do território do Iêmen-- depois que os militantes xiitas radicais cruzaram a fronteira e assumiram o controle de uma área chamada de Jabal Dukhan.

Os sauditas estão cada vez mais preocupados com a instabilidade no vizinho Iêmen, que enfrenta não apenas os militantes xiitas no norte, como movimento separatista no sul e ameaça cada vez maior de militantes ligados à rede terrorista Al Qaeda.

A Arábia Saudita anunciou também neste domingo que três de seus soldados foram mortos e outros quatro estão desaparecidos na região da fronteira.

O vice-ministro da Defesa, Khaled bin Sultan, afirmou que os soldados desaparecidos não estão em poder dos rebeldes, acrescentando que as forças de seu país capturaram rebeldes, alguns dos quais estão sendo interrogados.

Segundo o príncipe Khaled bin Sultan bin Abdul-Aziz, a situação "está calma". Ele afirmou ainda que as instruções do rei saudita são de que qualquer rebelde no lado saudita da fronteira seja preso, mas que não haverá incursões em território iemenita.

Avião

Por seu lado, os rebeldes iemenitas também afirmaram ter capturado soldados e veículos militares sauditas, além de ter derrubado um avião de combate que sobrevoava a província de Saada (norte), conhecido reduto dos insurgentes.

Segundo fontes "huties", como são conhecidos os rebeldes iemenitas, o avião foi derrubado na comarca de Razih, na fronteira com a Arábia Saudita.

"Nossa defesa aérea abateu um avião militar que realizava bombardeios na cidade de Razih", perto da fronteira com a Arábia Saudita, declarou à agência de notícias France Presse Mohammad Abdessalam, porta-voz da insurgência iemenita.

O Exército do Iêmen, que também luta contra os rebeldes xiitas, negou o relato e disse que se trata de uma aeronave Sukhoi que caiu "por razões técnicas".

Este anúncio foi feito horas depois de as forças rebeldes terem denunciado um novo bombardeio de aviões sauditas contra suas posições nas comarcas de Shada, Al Hasama e Al Malahit, todas em Saada.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página